ARTIGO
A internet fica mais lenta quando chove. Isso é verdade?

Muita gente costuma dizer que a sua conexão de internet fica mais lenta, ou chega mesmo a cair, em dias chuvosos. Mas será que existe mesmo uma relação entre chuva e velocidade na transmissão de dados?
Em grande parte, estas afirmações são realmente um mito.
O que acontece é que existe uma forma de conexão, via rádio, que realmente sofre com condições de clima adversas. Isso porque nas redes que utilizam a transmissão por rádio, o sinal é transmitido pelo ar, por torres distribuídas em pontos altos, que emitem o sinal captado por uma antena instalada na casa do usuário.
Como este sinal se propaga pelo ar, a chuva, a umidade do ar, as nuvens carregadas e as descargas elétricas na atmosfera criam obstáculos para a troca de dados, realmente diminuindo a qualidade de conexão via rádio em dias chuvosos, causando lentidão e instabilidade.
As conexões via cabo, normalmente, não são afetadas pelo mau tempo. Porém, as conexões por cabos de cobre não são imunes a interferências eletromagnéticas externas, o que influencia na velocidade e na estabilidade da conexão, sendo que tempestades elétricas podem interferir na transmissão dos dados.
A conexão banda larga por fibra óptica, opção ofertada pela FibraBem em Rio Branco do Sul e Itaperuçu, é imune às interferências eletromagnéticas, pois os dados são transformados em luz, sendo transmitidos por um filete de vidro que permite a transmissão mesmo curvado, garantindo maior estabilidade, velocidade e capacidade de transmissão. Na rede de fibra óptica o sinal realiza todo seu caminho desde a operadora até o assinante passando por cabos e componentes passivos ópticos. Uma opção capaz de resistir a raios e trovões!
LEIA OUTROS ARTIGOS DA FIBRABEM:





























