Logotipo FibraBem
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira das 08h30 às 18h00. Sábado das 09h00 às 17h00.
Solicite a 2ª via do seu boleto.
Clique Aqui!
(41) 3652-4911
Suporte: (41) 99568-3708*. (WhatsApp)

ARTIGO

A internet fica mais lenta quando chove. Isso é verdade?


Publicado: 25/02/2020
Autor: VX3 Comunicação


Muita gente costuma dizer que a sua conexão de internet fica mais lenta, ou chega mesmo a cair, em dias chuvosos. Mas será que existe mesmo uma relação entre chuva e velocidade na transmissão de dados?

Em grande parte, estas afirmações são realmente um mito.

O que acontece é que existe uma forma de conexão, via rádio, que realmente sofre com condições de clima adversas. Isso porque nas redes que utilizam a transmissão por rádio, o sinal é transmitido pelo ar, por torres distribuídas em pontos altos, que emitem o sinal captado por uma antena instalada na casa do usuário.

Como este sinal se propaga pelo ar, a chuva, a umidade do ar, as nuvens carregadas e as descargas elétricas na atmosfera criam obstáculos para a troca de dados, realmente diminuindo a qualidade de conexão via rádio em dias chuvosos, causando lentidão e instabilidade.

As conexões via cabo, normalmente, não são afetadas pelo mau tempo. Porém, as conexões por cabos de cobre não são imunes a interferências eletromagnéticas externas, o que influencia na velocidade e na estabilidade da conexão, sendo que tempestades elétricas podem interferir na transmissão dos dados.

A conexão banda larga por fibra óptica, opção ofertada pela FibraBem em Rio Branco do Sul e Itaperuçu, é imune às interferências eletromagnéticas, pois os dados são transformados em luz, sendo transmitidos por um filete de vidro que permite a transmissão mesmo curvado, garantindo maior estabilidade, velocidade e capacidade de transmissão. Na rede de fibra óptica o sinal realiza todo seu caminho desde a operadora até o assinante passando por cabos e componentes passivos ópticos. Uma opção capaz de resistir a raios e trovões!